O Ponto Iluminado surgiu em 2014, e foi responsável por um dos primeiros pontos de ônibus do Brasil a contar com energia solar fotovoltaica. A partir deste projeto, originou-se a iniciativa sem fins lucrativos de mesmo nome, que atende a doze dos dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Graças ao empenho da equipe e de seus apoiadores, a iniciativa criou dentro da Universidade Estadual Paulista (UNESP) um Campus modelo para futuros engenheiros e a população, implementando pesquisas que trazem retornos financeiros e ambientais. Assim, todos os membros da sociedade saem beneficiados.
Ao todo, são cinco vertentes de atuação do projeto: geração de energia limpa, eficiência energética, gestão de resíduos, economia de água e educação e sociedade. Com base nelas, são elaboradas estratégias e ações que visam a promoção da sustentabilidade.
Entre as ações referentes à primeira vertente, destacam-se o sistema off-grid, ou seja, independente, e a central de geração on-grid (conectada à rede), capazes de reduzir o consumo de energia elétrica proveniente da rede elétrica e proporcionar novos estudos sobre a energia solar fotovoltaica no campus.
Já na área de eficiência energética, o projeto modernizou os sistemas de iluminação de uma área superior a 110 mil metros quadrados do campus e tem atuado em seus aparelhos de ar condicionado. Como resultado, as inovações proporcionam maior bem-estar a quem por ali passa.
As vertentes de gestão de resíduos e economia de água garantem que todas as etapas do ciclo - da aplicação ao descarte dos materiais utilizados - sejam pensadas de forma sustentável. Por isso, foram implementados no campus um depósito de resíduos recicláveis e lixo eletrônico e uma central de captação e tratamento de água da chuva.
Enquanto isso, a vertente de educação e sociedade prioriza a aproximação tanto com a comunidade acadêmica como com a sociedade, conscientizando o público sobre práticas de eficiência energética, uso consciente de recursos e demais ações que tornem mais sustentável seu dia a dia.
Tendo gerado uma economia superior a 440 mil reais entre janeiro de 2017 e junho de 2020 - reinvestida em ensino e pesquisa -, reduzido em mais de 80 toneladas as emissões de dióxido de carbono equivalentes do Campus e tendo sido reconhecida internacionalmente dentro e fora do meio acadêmico, a Iniciativa Ponto Iluminado foi considerada um dos projetos mais promissores da América Latina pelo maior instituto de engenharia do mundo, o IEEE. Ainda, foi apresentada em eventos nos EUA e na Inglaterra, tendo sido publicada em revistas internacionais e em grandes meios de mídia nacionais, destacando-se Band, Globo e Canção Nova.
Além de colocar em prática ações de impacto dentro da Faculdade de Engenharia e Ciências de Guaratinguetá (FEG) e em toda a comunidade, a Iniciativa Ponto Iluminado atua, também, no combate ao novo coronavírus. Contando com pesquisadores de diversas áreas, a Iniciativa realizou campanhas de conscientização e fez parte da criação de um filtro de ar exclusivo e patenteado que pode ajudar a eliminar vírus, fungos e bactérias de espaços coletivos. Com isso, mostra ser possível aliar sustentabilidade e saúde pública de maneiras tecnológicas e participativas.
Dentre as ações direcionadas à comunidade desta Iniciativa estão a aplicação dos conhecimentos de seus membros, parceiros e voluntários em ações práticas voltadas para a sociedade, prefeituras, comércio e indústria com a finalidade de difundir as questões relacionadas à sustentabilidade e aplicar projetos de impacto socioambiental. Nestas, os participantes, engenheiros e estudantes, unem-se para aplicar seus conhecimentos, realizar pesquisas e formular soluções para as situações apresentadas em uma relação em que as três partes tem benefícios; os participantes ganham experiência e aprimoram seus conhecimentos, a Iniciativa tem a divulgação de seu nome e amplia seu impacto na sociedade e no meio ambiente e a beneficiária do projeto torna-se ambientalmente, financeiramente e socialmente mais sustentável.
Centenas de voluntários que fizeram e fazem parte desta Iniciativa têm suas vidas diretamente impactadas em seu dia-a-dia, entrevistas de empregos, intercâmbios e novas oportunidades. O que nos motiva a continuar lutando mais a cada dia.
Avaliado por representantes do CNPq, da FAPESP e da Unesp o projeto FEG-Sustentável - Ponto Iluminado, do aluno do curso de Engenharia Elétrica Thiago Matheus Martins de Moraes, foi considerado o melhor projeto na área de exatas da Universidade Estadual Paulista, assim, trazendo para a Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, de forma pioneira, o premio de primeiro lugar do XXX Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp.
Também, o aluno foi premiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa com o valor de R$ 3.000,00 como auxilio de custos para sua pesquisa.
Por estar em seu ultimo ano da graduação e iniciar seu mestrado no próximo ano, o aluno Thiago, ainda, foi premiado com uma bolsa de mestrado de 2 anos.
Após a visita de membros do IEEE de todo o pais e do mundo, o alto comissariado da região 9 do IEEE, responsável por toda a América Latina e Caribe, reconheceu a Iniciativa Ponto Iluminado como um dos projetos mais promissores da América Latina e ressaltou seus benefícios e impactos na sociedade.
A Conferência Internacional sobre Energia Sustentável e Sensibilização Ambiental realizada de 18 a 19 de junho de 2018 em Fitzwilliam College, Universidade de Cambridge, cidade de Cambridge, Reino Unido. Por meio de seu programa técnico, a conferência oferece uma excelente oportunidade para as comunidades acadêmicas e industriais lidarem com as novas tendências e desafios, tecnologias emergentes e desenvolvimentos em tópicos relevantes para as áreas em rápida evolução de Energia Sustentável e Meio Ambiente.
Os artigos presentes abordam tecnologias de ponta, conceitos teóricos, padrões, implementação de produtos, projetos de pesquisa em andamento e aplicações inovadoras de Energia Sustentável e Sensores Ambientais.
O projeto FEG-Sustentável foi um dos 60 escolhidos de trabalhos enviados de todo o mundo após um extenso e minucioso processo de seleção que iniciou-se em 2017 e terminou apenas no meio de 2018.
Este Fórum Internacional sobre Energia Renovável Inteligente RES'19 destaca desafios e soluções para a Energia Renovável e os mercados do futuro, oferecendo relatórios sobre avanços em tecnologias e algoritmos, aspectos econômicos e regulatórios e estudos de caso.
A Conferência RES'2019 foi realizada juntamente com a Conferência DISP entre 29 e 30 de abril de 2019, no St. Hugh's College, Universidade de Oxford, Reino Unido.
Dentre artigos enviados de todo o mundo, o projeto FEG-Sustentável foi aceito entre os projetos a serem apresentados neste importante fórum.
IEEE GHTC se concentra no avanço da tecnologia para o benefício da humanidade. Esta conferência anual interdisciplinar oferece o local perfeito para os interessados em projetos humanitários se juntarem a seus pares em Seattle (EUA).
O GHTC é uma conferência internacional de destaque, focada em reunir pessoas que trabalham na aplicação de tecnologia para abordar questões críticas em benefício das populações vulneráveis e com recursos limitados no mundo.
É um fórum onde o IEEE trabalha com desenvolvedores e ONGs para identificar as necessidades mais prementes. Encorajamos os participantes do meio acadêmico, empresas com fins lucrativos e sem fins lucrativos, organizações governamentais e não-governamentais a participar e apresentar pesquisas, idéias e outras considerações para a criação de tecnologia humanitária eficaz. Também convidamos os participantes a compartilhar estudos de caso e lições aprendidas da implantação e aplicação de tecnologias humanitárias.
Na edição de 2016 o projeto Ponto iluminado foi classificado entre os 15 melhores projetos do mundo e na edição de 2020 entre os projetos de maior impacto mesmo com a pandemia.
O Instituto de Recursos Naturais - IRN da Universidade Federal de Itajubá - Unifei, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Itajubá promoveu o 13º Seminário de Meio Ambiente e Energias Renováveis, visando contribuir para discussão, integração e intercâmbio entre alunos de graduação e pós-graduação com a comunidade de Itajubá e região. O evento promoveu a reunião de professores, consultores, engenheiros e outros profissionais que atuam na área Ambiental.
O projeto FEG-Sustentável foi selecionado entre os trabalhos enviados para a apresentação oral na abertura do segundo dia do evento.
Este é o maior evento a nível nacional dos Ramos Estudantis e dos Jovens Profissionais do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletronicos. Nesta décima quinta edição da RNR e sexta edição da RNYP que ocorreu entre os dias 31 de Maio e 3 de Junho de 2018 na cidade de Campina Grande, Paraíba.
Neste evento foram apresentados 48 trabalhos de todo o pais e a parceira entre o Ramo Estudantil do IEEE de Guaratinguetá e o FEG-Sustentável ficou entre os três melhores do pais na categoria.
A Potentials Magazine é um revista cientifica internacional com foco em publicações que abordam questões globais, tendências tecnológicas e tópicos de desenvolvimento de cientifico.
A publicação tem impacto global, sendo publicada virtualmente e fisicamente em centenas de países.
O evento Urban Transitions 2024 teve como objetivo promover o desenvolvimento urbano saudável, reunindo diferentes disciplinas que atuam nas cidades.
Neste evento o Ponto Iluminado foi apresentado em uma apresentação oral e ficou em destaque como o poster principal da seção.
A conferência LS2024 do IEEE foi um fórum global para cientistas e engenheiros discutirem os avanços em ciência e tecnologia da iluminação. O evento abordou o impacto da iluminação na energia, meio ambiente e bem-estar humano, reunindo especialistas de várias áreas para promover inovações e novas colaborações.
O Ponto Iluminado foi apresentado oralmente e seu Presidente membro de um painel de discução no evento.
A cada três anos a Iniciativa Ponto Iluminado realiza uma solenidade onde são apresentadas as realizações do último triênio e são homenageados os agentes de transformação da sociedade, que dedicam seu tempo, conhecimento ou recursos na construção de um mundo melhor através dos projetos desta Iniciativa.